0

Como cuidar da sua relva numa altura de muito calor

Publicado a 27 de Junho de 2011. Na categoria relva
Cuidar de um relvado nos meses mais quentes é essencial para garantir que a relva de um jardim continue a crescer de uma forma saudável. Saiba como cuidar da sua relva numa altura de muito calor e transforme as suas tardes de verão em momentos perfeitos de relaxamento e de descontração.

A manutenção de um relvado numa época de muito calor, como nos meses mais quentes do verão, obriga a inúmeros cuidados adicionais, caso contrário a relva começa a ficar saturada, seca e a enfraquecer consideravelmente. Para que isso não aconteça, deve dedicar especial atenção aos aspetos seguintes:

Conhecer as sementes de relva mais apropriadas para o seu relvado

Se vive numa área que é afetada pelas altas temperaturas e longos períodos de seca, deve ter em consideração que o seu gramado precisa de ter sementes de relva que se dão melhor com um clima seco. Se estiver nestas condições e o seu relvado não possuir este tipo de sementes, deve substitui-las imediatamente, caso contrário o seu tapete esverdeado pode começar a ficar seco e acastanhado. Existem diversas variedades de sementes de relva que se adaptam aos climas mais quentes, como as do tipo festuca, esmeralda e bermuda e pode adquiri-las numa loja de jardins especializada.

Fazer uma gestão equilibrada da água

Para cuidar de um relvado da melhor maneira possível, deve regá-lo com regularidade, dando-lhe uma quantidade generosa de água. Se estiver preocupado com os custos que abrangem a irrigação de um relvado, tente utilizar as águas residuais da sua casa, como por exemplo a água do banho ou a água que é drenada da sua piscina se a tiver. Tenha em atenção que nunca deve regar o seu relvado nas horas mais quentes do dia, uma vez que a luz solar é ampliada através da água e isso vai fazer com que ela funcione como um espelho, queimando o relvado.

Cortar a relva com regularidade

Um dos aspectos mais importantes que deve ser realizado no cuidar de um relvado numa altura de muito calor passa por cortar a relva com regularidade. Nos meses mais quentes, a relva tem tendência a crescer mais rapidamente e, como tal, deve-a conservar sempre aparada para que ela se mantenha sempre com um aspeto fresco e saudável. Contudo, tenha em mente que não deve cortar o seu gramado demasiado rente, pois isso irá enfraquecê-lo, tornando-o mais vulnerável durante as altas temperaturas e alguns períodos de seca. O ideal é cortar a relva a uma altura de 7 a 7,5 centímetros e mantê-la sempre aparada.

Fertilizar correctamente a terra do seu relvado

A boa nutrição da terra de um relvado vai fazer com que a relva adquira um aspeto fresco e brilhante. Nesse sentido, deve dedicar especial atenção à colocação de fertilizantes num gramado, sendo que os mais utilizados são os fertilizantes orgânicos. Quando estiver a cortar a relva, aproveite as respetivas aparas, dado que estas estão cheias de nitrogénio, ferro, potássio e outros nutrientes que são essenciais para a saúde e crescimento da relva. Ao cobrir o relvado com uma camada orgânica estará a proteger as sementes de relva contra a investida de pássaros e estará a fazer com que a terra fique o mais fértil possível.

Se achou este artigo interessante, adicione-o aos seus "Social bookmarks"

Deixe-nos a sua opinião